Secretaria de Saúde promove “Julho Amarelo” e intensifica ações contra hepatites virais em Vilhena

jul-3A Prefeitura de Vilhena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou agenda nas últimas semanas para intensificar ações contra hepatites virais na campanha “Julho Amarelo”. Testes rápidos e orientações foram realizadas com a população vilhenense.

Do dia 21 ao dia 28, a Vigilância em Saúde, coordenada por Lucineia, esteve em diversos locais do município com servidores realizando os testes rápidos. “Dia 28 foi o dia nacional do combate às hepatites virais. As Hepatites B e C são lentas e silenciosas e não apresentam sintomas durante um bom tempo, por isso a realização dos testes rápidos”, Lucineia explicou a ação. O SAE/CTA também auxiliou nos trabalhos de coleta.

O secretário municipal de saúde, Marco Aurélio Vasques, falou sobre o “Julho Amarelo”. “Detectando essas doenças, através do teste rápido, conseguimos combater com mais facilidade e a campanha nos auxilia na prevenção. Nos próximos meses teremos a Conferência de Vigilância em Saúde onde esses temas serão abordados com mais precisão”, comemorou.

A prefeita parabenizou a ação e falou sobre prevenção. “Temos reforçado a assistência de prevenção. Essa é a melhor forma de fazer saúde, afinal o paciente só vai ao hospital quando é emergência ou quando não tratou antes uma doença”, encerrou.

Foram realizados pit stop’s em semáforos, testes rápidos em mercado e abordagens nas feiras livres da cidade. Os que apresentaram resultado positivo receberão acompanhamento e tratamento pelo SUS em Vilhena.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA